domingo, 15 de fevereiro de 2009

Peso do Nome ou Procurando Caminhos [Chasing Pavements]



Fim de tarde. Enquanto o sol pinta as janelas de vermelho coloco o som no ultimo volume para que as paredes ouçam a música. 19, Adele. Em cima da mesa, uma caneca de café da manhã com vodka da noite anterior para ajudar a tarde a descer. E eu, cansado, estou de óculos escuros dentro de casa. Odeio o horario de verão que traz a noite mais tarde, mas um pôr do sol é ainda um pôr do sol.




‘I've made up my mind,

Don't need to think it over,
If i'm wrong i am right...’


Minhas ultimas palavras foram para deixar a vida rolar, mas eu não ia deixar. As coisas são mais complicadas do que eu escrevo ou talvez sou eu que as complique. O fato foi que logo depois de dizer que precisava me libertar, eu me prendi. Eduardo é seu nome. Nos conhecemos no ano passado em uma jantar de lançamento do livro de uma amiga em comum. Com poucos copos, ja era o dono da mesa, conversando com uma metade e sendo assunto da outra. Reparei no garoto timido de ombros largos e cabelos enrolados no fundo, mas como a reciproca não foi verdadeira dei de ombros e aproveitei a mesa de frios. Meses depois nos esbarramos em uma festa. Semanas depois, na faculdade. Apenas conversas amigaveis. Há duas semanas atras, estava na Lapa em alguma festa alternativa a qual não consigo lembrar de muito. Mas o contexto não importa. Meus amigos tinham fugido para cantos escuros e eu estava sentado no bar observando a selva de pessoas com suas mais estranhas danças. Até que ele passou, sorrindo. Pedi um copo de coragem ao barman e fui atras do que queria. ‘Se for para levar um fora, encho a cara e culpo a bebida.’, pensei. E na frente do Dj, o puxei pelo braço e o beijei. Sem palavras, sem olhares. Apenas um beijo. ‘Por que você demorou tanto?’, foram suas primeiras palavras pra mim.

‘...Don't need to look no further,
This ain't lust
I know this is love but....’

Nos dias seguintes passamos a nos ver quando podiamos. Acho incrivel a desenvoltura dele quando estamos sozinhos. Era ate engraçado pois apesar de ser bem resolvido consigo mesmo ele ainda assim era timido. Poucas pessoas são assim. Ele fazia tudo parecer natural, e realmente era. Um passeio pela Lagoa de mãos dadas e somos um casal como outro qualquer. As conversas fluiam com toques de mão e risadas. Eu não sei quanto a ele mas eu via aonda aquilo iria dar. É só uma questão de alguem puxar a pergunta chave. Ele não a faria por sua timidez e eu, por insegurança. Mas a cada encontro, cada sorriso, cada beijo as coisas entre nós se aproximavam e a tal pergunta roda e roda na minha cabeça. Afinal, o que somos ‘nós’?

Ultima sexta-feira, a 13ª. Acordo e uma mensagem dele ja está no meu celular. ‘Vamos fazer algo neste fim de semana?’ Acho graça. Sempre gostei de planejar finais de semana, mesmo quandos os planos acabavam não acontecendo. Me faz sentir parte de algo, de alguém. [...]O dia segue a rotina. Minha aula acaba cedo e estou sentado no ponto de onibus. Meu onibus se aproxima, mas decido não entrar nele. ‘Sim, fazer algo diferente’, penso. Duas quadras dali era o estágio dele. Conveniente, admito. Ligo e ele vem sorrindo. Sentamos na cafeteria. Logo alguns amigos deles aparecem, todos muito simpáticos. Uma hora ou alguns minutos depois, o celular de um deles toca. ‘é o Fulano, meu namorado, sabe...’, disse para nós e voltou-se para o celular, ‘oi, amor... aham... sim, eu vou te ver hoje, to saindo daqui agora... onde eu to? To aqui no estagio com o Edu e... aham... um amigo colorido dele... ‘

‘... Should i give up,
Or should i just keep chasing pavements?
Even if it leads nowhere...’

Eu nem estava prestando atenção ao que ele falava, mas a ultima coisa perfurou meus ouvidos de tal maneira que tive que parar. ‘Amigo colorido’? Escrevendo agora acho que parece um pouco demais, mas me senti ofendido. Me senti um ursinho carinhoso. O amigo–simpatico desligou o celular e saiu saltitante para encontrar o namorado. Eu olhei para Edu e perguntei o que foi aquilo. Incrivelmente ele achou normal, alem de apropriado sermos denominados ‘amigos coloridos’. Na hora não forcei a barra, afinal tambem não sabia que outro nome dar a ‘isso’. Não éramos namorados embora pudessemos ser um dia. Achei que o mais apropriado seria ‘ficante’, mesmo com toda a conotação promiscua que este nome tem. Mas ainda assim porque dar nomes?

‘... Or would it be a waste?
Even if i knew my place
should i leave it there?...’

Palavras tem pesos, nomes mais ainda. Entretanto o que me atormentava naquilo era como as pessoas, e principalmente ele, consideravam as relações afetivas. Ou seria eu que não sei o verdadeiro peso das palavras? Quero dizer, dentre o meu grupo de amigos todos ja beijaram todos em alguma festa, seja por tesão, seja por excesso de bebida. Logo seriamos todos ‘amigos coloridos’. Imagino que isso seja normal entre gays, é o tipo de interação e amizade que heterosexuais não tem. Por isso achei o termo ‘amigo colorido’ banal, para não falar infantil. É isso ou eu dei muita importância ao meu relacionamento com Edu, o que acho parece provável. Acho que a fantasia de ‘um namorado da faculdade que marcará essa época’ já está fora de moda. A onda agora era todos sermos coloridos.

'decifra-me ou te devoro'

‘...Should i give up,
Or should i just keep chasing pavements?
Even if it leads nowhere.’

A ultima estrofe da musica e um suspiro. Às vezes cansa se sentir tão diferente dentro do seu próprio grupo. A bebida ja está quente e a minha cabeça tambem. Vou encontra-lo esta noite e esperar que independente do nome que isso tenha continue como está.






Para ouvir depois de ler: Sia - You have been loved

5 comentários:

  1. Que dê tudo certo, e Adele e vodka é perfeito, amo!

    ResponderExcluir
  2. Identifico-me com o que escreves, e o q fazer quando achamos que a outra pessoa ao fim de um tempo começa a perder o interesse?

    Boa sorte x)

    ResponderExcluir
  3. pergunta 1: vc quer namorar ele?
    pergunta 2: pq não pede ele em namoro ora?

    ResponderExcluir
  4. Eu não vejo problema no amizade colorida!
    Que bom que te vê como um amigo, antes de outra coisa... ficante é meio promíscuo sim. o cara que ele tá pegando! rsss
    boa sorte!
    abs

    ResponderExcluir